Como medir a leitura e engajamento de seus sites, blogs, através do Google Tag Manager
Quem tem um site pessoal, um blog ou até mesmo sites institucionais de sua empresa ou seus produtos muitas vezes não tem idéia do quanto os usuários que estão navegando em suas páginas estão consumindo de fato todo seu conteúdo ou lendo um artigo até o final por exemplo.
Sabemos que uma das formas de verificar esse tipo de métrica é olhara para o tempo médio de visita que uma pessoa passa nas suas páginas e combinar isso com outras métricas já conhecidas também.
Bom, mas agora ficou mais fácil de saber qual a porcentagem aquele seu artigo ou página específica está sendo lido.
Através do Google Tag Manager, é possível fazer a instalação de uma métrica chamada “Native Scroll Depth Tracking” que consegue capturar e enviar para seu Google Analytics a porcentagem de leitura da sua(s) página(s).
Vamos a instalação então, de forma bem simples e objetiva. Vou exemplificar com algumas nomenclaturas em inglês pois é bem mais fácil de configurar e explicar.
1. The Trigger
A primeira coisa que temos que fazer é adicionar um novo gatilho. Dê um nome para o novo gatilho, escolha “Scroll Depth” em Trigger Type, escolha se a medição deverá ser feita na vertical ou horizontal e adicione as condições (porcentagens) que deseja contabilizar. No exemplo da imagem abaixo verá que estamos contabilizando 4 momentos (25, 50, 75 e 100%) da página.
Escolha aonde será disparado o evento (Todas as páginas ou Páginas específicas).
2. The variables
Agora vamos ativar as variáveis nativas do GTM para esses eventos de Scroll.
Vá em Variables > Built-in Variables e marque as 3 opções, conforme abaixo:
3. The Scroll Depth Tag
Por fim, vamos criar a TAG que vai registrar no Google Analytics os eventos e porcentagens de scroll declaradas anteriormente.
Basta criar uma nova TAG de Evento, adicionando as seguintes opções:
Track Type: Event
Category: Scroll Depth
Action: {{Page Path}}
Label: {{Scroll Depth Treshold}} %
Marque a opção: Enable overriding settings in this tag
E em Tracking ID: coloque o ID do seu GA
Pronto. Basta publicar agora e acompanhar no Google Analytics os novos eventos que serão publicados com as porcentagens de leitura das páginas do seu site.
Para um refinamento e opções mais avançadas, acessem o blog do Simo Ahava que tem maiores explicações e detalhes referentes ao tema.
Até a próxima pessoal.